Institucional
 Portal dos Associados
 Portal dos Prestadores
 Portal dos Colaboradores
 Perguntas frequentes
 Campanhas preventivas
 Credenciamento
 Notícias
 Dicas de Saúde
 Localização
 Fale Conosco
 
 
 
 
 
Pesquisa
 
 
:: Dicas de saúde

Notícias

Ômega-3 pode reduzir risco de doença no olho, diz estudo
11/06/2008

O estudo sugere que o ômega-3 pode reduzir em um terço o risco de desenvolver uma doença conhecida como degeneração macular relacionada à idade (DMRI), na qual ocorre um crescimento anormal dos vasos sanguíneos sob a retina.

A mácula é afetada, e o resultado é a queda súbita ou progressiva da visão central.

Pessoas com o problema, geralmente acima dos 60 anos, perdem a habilidade de ver em detalhe e, em casos severos, podem ser registradas como cegas, apesar de ainda terem uma visão periférica.

Dieta

O estudo da Universidade de Melbourne analisou o resultado de nove pesquisas prévias sobre o ácido graxo ômega-3 e a DMRI, envolvendo um total de 88.974 participantes, incluindo mais de 3 mil com a doença.

A adição dos resultados de diferentes estudos dá mais força estatística às conclusões.

Segundo a análise, comer peixe duas vezes por semana foi associado a uma redução no risco de se contrair DMRI.

Uma redução de 38% no risco foi verificada nos que comiam mais ômega-3 em comparação aos que comiam a menor quantidade.

A pesquisadora Elaine Chong, que liderou a pesquisa, disse que o ômega-3 é um componente vital da retina.

Por isso, segundo ela, é possível que uma falta do ácido graxo possa "iniciar" a doença, já que as células da retina são constantemente renovadas.

No entanto, o estudo não chega a recomendar uma mudança na dieta. Segundo os cientistas, as pesquisas analisadas não foram feitas com o objetivo de oferecer provas sólidas que sustentem uma recomendação desse tipo.

"Apesar de essa análise dos estudos sugerir que o consumo de peixes e outros alimentos ricos em ômega-3 pode estar associado a um menor risco de desenvolver DMRI, não há evidência suficiente nos estudos atuais - e nenhum experimento médico aleatório - para recomendar o consumo de ômega-3 para prevenir a doença", afirmou Chong.

Fonte:http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI2939402-EI298,00-Omega+pode+reduzir+risco+de+doenca+no+olho+diz+estudo.htmlwww

 Enviar Artigo   Imprimir Artigo

Outras Notícias :
 Convite - Assembleia Geral Ordinária
 Celgmed reajusta valor de "Consulta Odontológica"
 Prestador Celgmed - Atualização Cadastral
 COMUNICADO AOS PRESTADORES CREDENCIADOS PF E PJ
 Toma posse a nova diretoria da Celgmed
 Não se reprima!
 Credcelg
 Influenza A (H1N1)
 Mesmo com lei do SAC, atendimento piora
 Nova regra para planos pode prejudicar usuário
 GO: Central de Medicamentos é referência nacional
 GO: Medicina vai para a UTI no interior
 A Credcelg somos nós!
 Menos de 22% da população adulta apresenta gengivas sadias
 Comunicado Celgmed - Unimed Catalão
 Dia Nacional de Combate ao Fumo
 Crianças com gene da obesidade
 Estudo: tomar chá com freqüência preserva memória
 OMS oferecerá testes rápidos para tuberculose resistente
 Estudo: anestésicos podem piorar dor pós-operatória
 Estudo liga uso de chupeta a infecções no ouvido
 Estudo sugere que café reduz problemas cardíacos em mulheres
 "Hormônio da fome", podem ter efeito antidepressivo
 Ruptura de aneurisma cerebral é mais comum em mulheres
 Reprimir emoções no trabalho pode levar à depressão, diz estudo
 Água clorada aumenta risco de defeitos de nascimento
 Método trata calvície com implante de células capilares
 Bebê sobrevive à raríssima gravidez no ovário
 Estudo liga infecção na gengiva a risco de câncer
 Leite orgânico é mais nutritivo que o convencional, diz estudo
 Identificado gene que protege pessoas que bebem de câncer
 Fetos chutam tumor de útero e salvam a vida da mãe
 Amamentar diminui risco de artrite da mãe, diz estudo
 Antidepressivo pode ajudar contra câncer e HIV, diz estudo
 ATENÇÃO ASSOCIADOS CELGMED
 RJ: universidade cria sabonete contra a dengue
 Pessoa com sopro na carótida tem mais risco de enfarte
 Mulheres percebem benefícios rápido ao parar de fumar
 Estudo indica que ibuprofeno pode reduzir risco de Alzheimer
 Barriga saliente pode causar impotência sexual
 Remédio contra dengue hemorrágica pode estar no mercado em três anos
 CRER INICIA OBRAS DE EXPANSÃO
 Consultas sem Co-participação com NUTRICIONISTA, FONOAUDIÓLOGA e PSICÓLOGA
 PALESTRA E EXAME PREVENTIVO DA TUBERCULOSE!!!!
 Novos telefones da Celgmed.
 Associados e Prestadores de Serviço do Interior
 Convênios em prol do Associado
 Atenção Prezados Credenciados (P.F e P.J)
 Prezados Associados
 Mudanças na Tabela
 Mudanças Celgmed para garantir melhor atendimento ao usuário
 Débitos Automático
 O Tabagismo
 Isenção da co-participação em Órtese e Prótese
 A amamentação e os seus benefícios para a Saúde Bucal
 Transtornos Alimentares
 Tratamento Odontológico em pacientes portadores de Diabetes Mellitus
 Síndrome de Down
 Esclerose Mútipla
 Rotavírus: O grande vilão das crianças
 Hospital São Lucas – Atendimento de Urgência e Emergência
 NOVA UNIDADE DE ATENDIMENTO DA CELGMED
 Sorrindo para a Vida!
 Cuidados com o Câncer de Prostata
 Celgodonto
 Meio século de compromisso com o povo goiano
Institucional | Serviços | Perguntas | Campanhas | Notícias | Dicas de Saúde | Downloads | Localização | Fale Conosco
© 1993-2009 Celgmed. Todos os direitos reservados.  Desenvolvido por Interagi Tecnologia